Fruta da moda em relação ao mundo fitness, o açaí vem de uma palmeira, de nome homônimo, nativa de países da América do Sul. No Brasil, tanto a palmeira quanto a fruta podem ser vistas em grande quantidade nos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia, Acre e Tocantins.
Apesar de ter se popularizado no Brasil e no mundo recentemente, o açaí é consumido há muitos séculos nas regiões em que a palmeira é nativa. Trata-se de um importante elemento econômico para as regiões produtivas, gerando emprego para muitas pessoas especialistas na colheita e processamento.
E a popularidade não é em vão. O açaí tem realmente muitos benefícios para a saúde, sendo recomendado para as mais diferentes atividades, desde pessoas que buscam o emagrecimento até na prevenção de doenças.
Composição do açaí
O açaí puro é rico em valor energético (247kcal), tendo também 23g de proteínas, 17g de fibras e 17g de lipídios. Em relação a oligoelementos, apresenta 932mg de potássio, 174mg de magnésio e 286mg de cálcio, além de outros elementos importantes. Rico em vitaminas, se destaca pela quantidade dos complexos B3, B5, B6, A e muitos outros.
Benefícios do açaí para a saúde
Agora que você já entende o que é o açaí, vamos mostrar alguns benefícios que a fruta gera para a saúde. Tanto a fruta quanto produtos processados têm elementos benéficos, porém em escalas diferentes.
Proteção das células
O açaí é importante para a proteção celular. Sua composição auxilia na manutenção das células, evitando a influência dos radicais livres. Pessoas com deficiência de nutrientes ou em dietas muito específicas precisam deste tipo de proteção.
Coração
Estudos apontam que a concentração de atocianinas, um antioxidante que auxilia na redução do nível de colesterol na corrente sanguínea, ajuda na manutenção de uma boa saúde cardíaca. Outro efeito interessante é a proteção contra coágulos, algo que ocorre pela ação dos esteróis vegetais.
Digestão
A digestão é influenciada pelo consumo de açaí. A fruta tem fibra detética, que ajuda no momento da digestão, principalmente se aliado a alguns outros alimentos com essas características. Também é importante para a desintoxicação do corpo.
Estética
Não é apenas a saúde que se aproveita dos benefícios do açaí. Para homens e mulheres que tem vaidade com a pele, o óleo de açaí ou as máscaras feitas do produto podem ser ótimos como antioxidantes da pele.
Açaí x câncer
Muitos alimentos estão sendo apontados como possíveis prevenções ao câncer. O açaí é um destes. A fruta tem polifenólicos que auxiliam no combate às células cancerosas. Contra o cancro, atua com a vitamina C e ácido elágico.
Açaí fornece energia?
Sim, o açaí ajuda na energia e na resistência, evitando a exaustão. Esse é um dos fatores que levam esportistas a consumirem o produto, que também evita câimbras. Um dos principais elementos em relação aos esportistas é o potássio, que faz com que a circulação funcione melhor e a fadiga esteja mais distante.
Afinal, açaí emagrece?
Muitas pessoas pensam que estão com um cardápio fitness e emagrecedor quando consomem açaí, no entanto, é preciso ter cuidados nestas constatações. Um dos principais fatores, como já citado, para os esportistas utilizarem o açaí, é pelas propriedades energéticas.
Pessoas com diabetes precisam tomar cuidado na hora de consumir o açaí por causa do elevado nível de carboidrato presente, devendo assim evitar o seu consumo.
Estudos preliminares indicam que o açaí ajuda na aceleração do metabolismo, porém, seus efeitos não devem gerar grandes resultados quando o assunto é perder peso. Se você está fazendo uma dieta, que não seja radical, o consumo de açaí pode ser muito interessante.
A maioria das frutas e produtos derivados são leves e proporcionam a saciedade, sendo ótimos substitutos para alimentos pesados. Qualquer fruta pode ser utilizada para auxiliar no emagrecimento, porém em muitos casos não é possível afirmar que elas proporcionam de forma direta a perda de peso.
Açaí, uma bomba calórica?
Muitos memes e piadas circulam nas redes sociais fazendo referência ao consumo de açaí com chocolate e leite condensado. Essas postagens de humor, na verdade, estão corretas. Quando você mistura o açaí com outros produtos, principalmente doces, você transforma a refeição numa verdadeira bomba calórica, sendo totalmente contrária a qualquer dieta.
Esportistas e frequentadores de academia utilizam o açaí como fonte de energia e fazem o consumo puro. Ingredientes como leite ninho, leite condensado, chocolate ou qualquer outro do gênero vão fazer com que o produto mude de finalidade.
Açaí: benéfico ou modinha?
Com todos esses efeitos positivos e os esclarecimentos sobre os mitos, fica a pergunta: o açaí é uma “modinha”?
Não, o açaí é uma fruta com muitos nutrientes e benefícios para a saúde. Sua utilização pode ser equivocada em alguns casos, como nas misturas com chocolate visando o emagrecimento. Mesmo nesse contexto mais calórico, as propriedades benéficas do açaí ainda estarão presentes e todos os efeitos positivos serão absorvidos pelo corpo.
Se você gosta de açaí, trata-se de uma ótima opção para o cardápio. Se não gosta, não precisa “forçá-lo” na dieta.
Texto elaborado pelo colaborador Matheus Bertoluci
0 comentários:
Postar um comentário
Oi pessoal, obrigada pelo seu comentário e por lerem meu blog. Sejam sempre bem vindos! Dada Mitinguel.